sábado, 26 de março de 2011

Game do Dia: Catherine



Catherine é um jogo de ação e terror. Desenvolvido pela Atlus, o projeto marca a entrada oficial da equipe que deu origem à série de RPGs Persona na sétima geração de consoles. A trama, confusa em um primeiro momento, gira em torno de Vincent, um rapaz de 32 anos que atua como gerente em uma companhia de roupas e acessórios.
Sua relação com Katherine — antiga amiga de colégio, que ainda reside na mesma cidade — é marcada pelo erotismo e por confrontos, ainda que os motivos não possam ser imediatamente explicados.
Contudo, um encontro muda a vida dos personagens. Vincent conhece outra jovem, dotada de um corpo extremamente sensual, cabelos loiros e olhos claros. A garota é Catherine e o encontro logo tem um fim carnal. Logo após a relação, já em seu descanso, Vincent passa a ser atordoado por uma enorme sucessão de pesadelos.
Criaturas bípedes com aparência de ovelhas (mas engravatadas, como os executivos de uma empresa) percorrem corredores infernais, enquanto o protagonista não entende o que o cerca. Os devaneios sempre culminam na sua morte, com seres ainda mais apavorantes o perseguindo. Logo, percebe-se que há uma relação entre o universo dos sonhos e o real, em uma situação que mistura assassinatos, traições e outros crimes.Sexo, morte e... Ovelhas engravatadas? O primeiro trailer de Catherine realmente conseguiu confundir a cabeça de todos, sem dar explicações sobre nenhuma das cenas — bizarras, por sinal — ou sobre o estilo do jogo. Felizmente, a revista japonesa Famitsu trouxe uma matéria especial, que foi traduzida pelo blog Andriasang, detalhando o novo projeto da Atlus.
Catherine marca a primeira incursão do time que criou a série Persona pelos territórios da alta definição. Katsura Hashino e Shigenori Soejima são os encarregados pela direção e design, enquanto Shoji Meguro retoma as rédeas da produção musical.
O que desperta ainda mais o interesse dos fãs é o envolvimento dos estúdios 4°C na produção das passagens animadas. Para quem não sabe, a empresa tem dezenas de animações de longa metragem em seu currículo e desenvolveu episódios para as séries The Animatrix e Halo Legends.
A vida ao lado de uma garota
De acordo com o artigo da Famitsu, Catherine é um jogo de terror e ação para adultos — o que já era esperado, em vista das cenas de nudez, sexo e morte exibidas no trailer. O personagem principal é Vincent, um rapaz de 32 anos que atua como gerente em uma fabricante de roupas e acessórios.
Sem grandes perspectivas para sua vida, ele mantém uma relação com Katherine, sua antiga colega de escola que mora na mesma cidade. A garota, com seus óculos e longos cabelos, foi vista no segundo trailer, tendo conversas sérias com Vincent, nas quais ela indica a possibilidade de estar grávida.
Img_normal
Uma bela estranha... Catherine?
No entanto, outra garota é responsável pelos problemas de Vincent: Catherine (sim, a diferença entre os nomes está apenas na primeira letra, tornando-se clara a intenção dos desenvolvedores em causar confusão nos jogadores). Ela é descrita como atraente, tendo cabelos claros e um corpo muito proporcional...
O encontro dos dois acaba em uma noite na cama. Catherine, aparentemente sem saber da outra mulher, afirma que nunca permitirá uma traição. A partir desse ponto, Vincent passa a ser atormentado por pesadelos incessantes, os quais servirão como a base para o desenvolvimento do jogo.
O universo dos sonhos funciona como uma dimensão paralela e é habitado por ovelhas trabalhadoras (vestindo gravatas e carregando maletas). As visões, inicialmente intrigantes, são finalizadas por cenas chocantes que assustariam qualquer um, nas quais Vincent imagina estar morrendo.
Img_normal
Em certo ponto, o protagonista passa a perceber que há conexões entre a realidade e o outro mundo — o que explicaria o aparecimento dos assassinatos no telejornal, ainda durante o primeiro trailer que foi divulgado —, mas nada foi esclarecido pela Atlus.
Erotização infernal
E a jogabilidade, como fica? Essa é a grande pergunta, já que os produtores não entraram em qualquer tipo de detalhe. Katsura Hashino simplesmente se limitou a afirmar que Catherine não é um RPG. Já Soejima observou que o jogo estará de acordo com o que se espera de uma produção da equipe de Persona, muito embora eles estejam tentando muitas coisas novas agora, as quais não haviam sido permitidas anteriormente.
Ambos confirmaram que o final do jogo e a relação entre as duas garotas dependerá de suas ações, mas não foi dito o quão aberto esse sistema será e nem em que ocasiões você terá poder de decisão.
Img_normal
A trama e o próprio funcionamento do game devem ser esclarecidos logo, afinal de contas, Catherine já está 80% completo — de acordo com os dados da própria desenvolvedora — e será lançado até o final de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário